fbpx

Qual a importância de dominar a caligrafia?

Atualmente as pessoas não têm dado tanta importância para a caligrafia, antigamente os professores cobravam muito, exigiam caderno de caligrafia e boas letras. Se você é professor e não trabalha a caligrafia dos seus alunos veja qual a importância de dominar a caligrafia. Esse assunto é indispensável nas salas de aula, por isso, não deixe a caligrafia de lado.

A caligrafia é uma arte, uma forma diferente e mais bonita de escrever, existem muitos estilos de caligrafia e uma pessoa que domina essas técnicas consegue fazer letras incrivelmente lindas, perfeitas para um convite de casamento, por exemplo. Mas não estamos falando exatamente desse tipo de caligrafia, seu aluno não precisa escrever bonito e ter técnicas de escrita diferente, ele só precisa escrever de uma forma que outras pessoas vão entender.

Sabe a famosa “letra de médico”? Você não pode deixar que seus alunos escrevam dessa maneira, muitos tem dificuldade mesmo e escrevem mal, a letra não é bonita e precisam aprender algumas técnicas, mas não é nada muito exagerado. Para praticar a caligrafia com seus alunos é muito fácil, existe um caderno próprio para caligrafia, onde seus alunos podem usá-lo para praticar.

Não importa a idade desses estudantes, se eles aprenderam a escrever agora e tem entre 7 ou 8 anos, será melhor, mas se já estão na quinta e até oitava série e você viu a necessidade de ensinar caligrafia, não deixe de fazer. É importante que seus alunos dominem a caligrafia, não para escrever em cartões, mas para escrever e conseguir entender o que está escrito.

Qual a relação entre caligrafia e mercado de trabalho?

Será que ter uma letra bonita vai fazer você ter um emprego melhor? É claro que você precisa ser competente para a vaga, mas em alguns casos é importante ter uma boa caligrafia. Uma secretária, por exemplo, precisa ter uma letra legível para que outras pessoas entendam o que ela escreve.

O médico também precisa ter uma letra legível e boa caligrafia, todos querem entender a receita médica. Esses são apenas alguns exemplos, a caligrafia está muito relacionada ao mercado de trabalho, você pode conseguir um emprego ou perder um por causa dela.

Parece exagero? Pense bem no jornalista, ele tem sempre um bloco com ele para anotar os acontecimentos, nome de entrevistados, datas, entre outros assuntos importantes. Se em algum evento ele anotar questões importantes e depois não conseguir ler, pode prejudicar a empresa para qual trabalha. O jornalista pode ser mandado embora se não conseguir entregar uma matéria porque não entendeu o que escreveu ou se escreveu o nome de uma pessoa importante errado porque não conseguiu entender a caligrafia.

Por esse e muito outros motivos não deixe de ensinar e exigir uma boa caligrafia dos alunos, peça um caderno e faça eles treinarem todos os dias. Essa é a forma mais simples e eficaz de treinar a caligrafia.

Uma ideia legal é usar os livros, eles podem ajudar na caligrafia, se você encontrar um livro com uma escrita bonita pode tentar copiar e sempre fazer igual. Essa é uma forma de ter uma caligrafia bonita e bem escrita. Se tiver alguma dúvida não deixe de comentar, nós podemos te ajudar e, se tem alguma dica para ensinar caligrafia, não deixe de compartilhar.

Até logo!

Deixe um comentário